Olá!
Eu sou Rafael Sales, mas você pode me chamar de 'Sales', um designer de produto e desenvolvedor front-end de 31 anos de idade que gosta muito de co-criar soluções para problemas complexos do dia a dia, unindo tecnologia e design que são minhas duas paixões.
Comecei minha carreira no setor gráfico, quando estava no último ano do ensino médio e me apaixonei pelas possibilidades dentro da área de design, logo em seguida entrei na universidade no curso de design gráfico, hoje completando 15 anos que iniciei no mundo do design e nos anos 15 tenho estado 11 anos trabalhando diretamente na área de tecnologia.
Habilidades
Linha do tempo
Comecei a trabalhar na Storyblok
Texto em construção ⚙️
Iniciei o Curso de Design System & OPS
Texto em consturção ⚙️
Iniciei minha Pós-Graduação em Design Centrado no Usuário - Design de Interação
A pós-graduação acabou sendo um grande divisor de águas no nível profissional, onde acabei vendo a real importância de trazer o usuário de qualquer produto para co-criar junto com a empresa e até cocriar entre equipes internas para buscar as melhores soluções . As metodologias apresentadas nas aulas se encaixam muito bem com o mercado atual e vejo que vem direto do mercado, pois os professores estão trabalhando diariamente na área profissional.
Comecei a Trabalhar na Startup abler
Juntei-me à startup Abler em seus primeiros anos, ajudando com suas melhorias de design e integrações de front-end que foram mantidas com Ruby on Rails. Tenho trabalhado em estreita colaboração com os fundadores do projeto, co-criando as soluções e aprimoramentos de produtos. Dentro do Abler também tive a oportunidade de iniciar as primeiras integrações com o framework reativo Vue.js junto com Rails Webpacker, transformando as consultas de jobs externos reativos.
Eu criei SalesCreations
Criei a Sales Creations em 2016 com foco em ajudar empresas com projetos de design, mas nos últimos anos mudei minha posição apenas de design para trabalhar com design e tecnologia auxiliando na cocriação com empresas em busca de soluções.
Comecei a Trabalhar em uma Empresa Digital (Cenize Software)
O período em que estive na equipe da Cenize me marcou profissionalmente, pois entrei na equipe como único designer da equipe logo após a aquisição da empresa pelo Grupo Sage. Acredito que foi realmente um marco muito importante pois foi onde iniciei minha carreira na área de tecnologia trabalhando diretamente com o time de programadores onde aprendi muito sobre desenvolvimento Front-End e Back-end já que meu conhecimento era muito básico vindo de a graduação em Design Gráfico.
Iniciei minha Graduação em Design Gráfico
Comecei minha graduação em Design Gráfico logo após terminar o ensino médio com uma bolsa de 50% do Prouni até as notas do Enem. Como dentro do curso do SENAI eu realmente descobri com o que gostaria de trabalhar, acabei ingressando no curso de Design Gráfico. Na UNICURITIBA não só aprendi sobre a construção de peças gráficas, mas também aprendi sobre diferentes áreas de atuação do design, desde o gráfico ao digital, fotografia, audiovisual e até setores de entrada no mercado publicitário.
Primeiro Trabalho com Designe Gráfico
Na Serzgraf foi onde iniciei minha carreira profissional e pude ter meu primeiro contato com design gráfico de forma profissional, que ocorreu durante o curso técnico em Edição Gráfica promovido pelo SENAI PR.
Iniciei o Curso Pré-impressão, Editoração Gráfica e Design Digital
Quando iniciei o curso técnico em pré-impressão e editoração gráfica no SENAI PR nesse período eu estava no meio do ensino médio. Acabei conseguindo uma senha para participar do processo seletivo entre 3 cursos profissionalizantes técnicos que eram: técnico em eletrônica, técnico em mecânica e técnico em edição gráfica. Como recentemente no meu computador eu tinha instalado o Photoshop 7.0 e criado algumas montagens na ferramenta, nesse momento comecei a me identificar com ela. Acabei decidindo fazer o processo seletivo para o curso de edição gráfica.
Iniciei o Curso de Hardware
Quando comecei o curso de hardware na Microcamp, eu estava no primeiro ano do ensino médio. Ali mesmo na Microcamp, ele havia recebido a proposta para o curso de web designer ou hardware. Como a montagem de computadores estava em alta na época e trabalhar com manutenção tinha um mercado vasto, acabei optando pelo curso de hardware, mas naquela época não imaginava que um dia acabaria me voltando para a área de web design e que esta seria a minha profissão.